O Binômio de Newton e as Séries Infinitas
Nesse artigo de nossa Biografia da Vida e Obra de Isaac Newton, vamos falar de uma importante contribuição que Newton deu para o mundo da matemática.
É um assunto extremamente importante e estudado nas escolas, principalmente na matéria de Análise Combinatório.
Continue lendo...
As pesquisas em Matemática de Newton
Sabia tanto que, poucos antes de obter seu grau de bacharel em janeiro de 1665, ele já estava começando a desenvolver, a criar matemática.
Se ele já se dedicava aos estudos matemáticos quando ainda tinha outras responsabilidades acadêmicas, imagine então o quanto estudou quando voltou para Whoolsthorpe por conta da Peste Negra na Inglaterra, quando ele passou praticamente 2 anos em total isolamento em suas atividades.
Uma das grandes características destes estudos e avanços de Newton é que ocorreram em várias áreas, mas no geral, são todos interligados.
E um fato chega a ser, no mínimo, fantástico: quando Newton não encontrava o rigor necessário para ter certeza de suas pesquisas, ele INVENTAVA a matemática necessária.
Foi assim com o estudo das séries infinitas, que o permitiram ser extremamente rigoroso e preciso, o quanto ele quisesse. De fato, com o estudo dessas séries, que é uma maneira mais geral do binômio, Isaac Newton chegou a trabalhar com números que tinham mais de 50 (sim, cinquenta) casas decimais de precisão!
Outro fato de 'cair o queixo' foram seus estudos com o Cálculo Integral e Diferencial que, pasmem, foi criado e desenvolvido por Newton para que ele pudesse usar essa ferramenta em estudos em Física, como nos da Teoria da Gravitação Universal.
O Binômio de Isaac Newton
O Binômio de Newton não é bem uma teoria, nem uma descoberta, é apenas uma maneira diferente de escrever expressões. Expressões essas que podem representar números, por exemplos.
Por exemplo, vamos representar a soma dos números (x+y) elevados a 'n' através do binômio, que ficará assim:
Onde a expressão , no estudo da Análise Combinatória, são os coeficientes do binômio, e representam o combinação de 'n' elementos em grupos de 'k' elementos.
Os coeficientes binomiais são dados por:
Onde n! e k! são números fatorais, que é uma convenção de expressar os números da seguinte forma:
n! = n . (n-1) . (n-2) ... . 1
Por exemplo:
5! = 5.4.3.2.1 = 120
6! = 6.5.4.3.2.1 = 720
15:04
|
Assuntos:
Binômio de Newton,
Matemática
|
This entry was posted on 15:04
and is filed under
Binômio de Newton
,
Matemática
.
You can follow any responses to this entry through
the RSS 2.0 feed.
You can leave a response,
or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário